DUELOS DE ENERGIA: UMA ABORDAGEM LÚDICO-DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ENERGIAS EM FÍSICA

Autores

  • Ana Beatriz de Almeida Belém Rocha
  • Rebeca Ferreira Cunha
  • Camilly Luena Dos Santos Silva
  • Carla Adriany Pereira dos Santos
  • Felipe Cardoso e Cardoso
  • Antonio dos Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv4n5-011

Palavras-chave:

Física, Jogo de Tabuleiro, Fontes de Energias, Metodologia Ativa

Resumo

O ensino de Física é considerado como difícil e os jogos didáticos são mecanismos facilitadores da aprendizagem. O presente trabalho descreve o desenvolvimento e a aplicação do “Duelo de Energias”, um jogo de tabuleiro didático concebido para o ensino de conceitos de Física, especificamente sobre as formas de energia provenientes da natureza. Diante dos desafios da abstração e da falta de interesse dos estudantes, a pesquisa propõe uma metodologia ativa que utiliza o lúdico para promover um aprendizado mais dinâmico e significativo. O jogo, pensado originalmente e elaborado com materiais acessíveis, como papel cartão e massa de modelar, é jogado por dois pares duplas em um tabuleiro com casas, entre elas, aleatoriamente, casas de sorte e azar. A dinâmica inclui dois tipos de cartas: "desafio" que tem um nível de dificuldade maior, a qual a dupla deve explicar o conceito da energia contida na carta; e "drible" cartas que abordam conceitos de energia (mecânica, nuclear, solar etc.), e pins colecionáveis que conferem poderes estratégicos que são utilizados durante a partida. A aplicação prática revelou que o jogo potencializa o engajamento e a interação colaborativa entre os alunos facilitando o aprendizado de forma didática. Os resultados indicaram que os participantes apresentaram maior familiaridade com energias de uso cotidiano, enquanto as energias mais complexas exigiram maior aprofundamento.

Referências

Benassi, C. B. P., Bório, A. B., & Strieder, D. M. (2021). Os jogos no ensino da física: Uma proposta sobre o consumo de energia elétrica. Revista de Enseñanza de la Física, 33(2), 437–444. https://doi.org/10.55767/2451.6007.v37.n1

Coelho, A. E. da S., Chaves, J. V., Carneiro, M. F. da S., Souza, M. S. de, & Silva, A. dos S. (2025). Explorando os tipos de energia por meio de um jogo de tabuleiro: Uma abordagem interativa para o ensino de Física. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 6(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3762

Das Dores, M. C. S., et al. (2025). "Master da Química": Estratégia lúdica para o ensino e aprendizado em Química Analítica. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 7(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3765

Prado, L. L. (2018). Jogos de tabuleiro modernos como ferramenta pedagógica: Pandemic e o ensino de ciências. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 2(2), 26–38.

Quaresma, B. M., Gonçalves, J. P., & Ferreira, F. C. L. (2023). Dynamis no ensino de Física: Proposição e avaliação de um jogo didático. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 24(1), 140–147. https://doi.org/10.17921/2447-8733.2023v24n1p140-147

Santos dos Santos, F. B., & Menezes, M. C. (2024). Utilização de jogos didáticos por professores de Ciências da Natureza dos anos finais do ensino fundamental das escolas municipais de Senhor do Bonfim – BA. Revista RecM. Retrieved August 27, 2025, from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7292

Silva, L. M. F. P. da. (2018). O uso de jogos didáticos no ensino de Ciências: Contribuições da ludicidade para a aprendizagem significativa [Undergraduate thesis, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”].

Sousa, H. S. de. (2022). O jogo mestre da matéria e energia como instrumento de ensino e aprendizagem em física [Master’s dissertation, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. Retrieved August 25, 2025, from https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64201

Torres, J. M. M. L., & Pereira, M. M. (2024). A produção de conhecimento sobre jogos no ensino de Ciências: Um olhar para os periódicos da área. Retrieved August 27, 2025, from https://www.researchgate.net/publication/376343133_Jogos_didaticos_no_ensino_de_ciencias

Zabala, A. (1998). A prática educativa: Como ensinar. Artmed.

Downloads

Publicado

2025-09-29

Como Citar

DUELOS DE ENERGIA: UMA ABORDAGEM LÚDICO-DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ENERGIAS EM FÍSICA. (2025). International Seven Journal of Multidisciplinary, 4(5), e8145. https://doi.org/10.56238/isevmjv4n5-011