AGRICULTURA SINTRÓPICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv15n11-005Palavras-chave:
Educação, Desenvolvimento Sustentável, Agricultura Sintrópica, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo explora a relevância da Agricultura Sintrópica na formação de professores, destacando como essa prática agroecológica pode ser um catalisador para a educação para o desenvolvimento sustentável (EDS). Através de uma análise detalhada da literatura sobre EDS e Agricultura Sintrópica, bem como do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), discutimos as potencialidades e os desafios dessa integração. Defendemos que a incorporação da Agricultura Sintrópica nos currículos de formação docente não só promove uma conscientização ambiental mais profunda, mas também é essencial para a implementação eficaz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO. Nosso posicionamento crítico busca evidenciar a necessidade de uma reformulação na formação docente que priorize a prática pedagógica transformadora.
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