O papel do psicopedagogo e do neuropsicopedagogo na construção de práticas inclusivas para alunos neurodivergentes
Palavras-chave:
Inclusão, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Neurodiversidade, AprendizagemResumo
Este trabalho discute a importância e o papel do psicopedagogo e do neuropsicopedagogo na construção de práticas inclusivas voltadas a alunos neurodivergentes no chão da escola. Refletindo os avanços das políticas de inclusão e a ampliação das discussões sobre neurodiversidade, procura-se compreender como esses profissionais podem contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, valorizando suas potencialidades e respeitando suas singularidades cognitivas e emocionais e uma educação equitativa. A pesquisa apresenta uma reflexão teórico-prática, embasada em autores como Vygotsky, Mantoan, Bossa e Luckesi, destacando a necessidade de um olhar interdisciplinar e humanizado sobre o processo de aprendizagem. Entende-se que a atuação desses profissionais é essencial para consolidar uma educação inclusiva, pautada no respeito à diferença e na promoção da equidade no ambiente escolar.