CONEXÕES ENTRE NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTRATÉGIAS PARA UMA INCLUSÃO SIGNIFICATIVA
Palavras-chave:
Educação especial, Neuropsicopedagogia, Estratégias de aprendizagemResumo
Nas últimas décadas, a inclusão escolar de estudantes da Educação Especial tornou-se um dos principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino brasileiras. Apesar dos avanços legais e teóricos, muitas escolas ainda apresentam lacunas na implementação de práticas pedagógicas que contemplem efetivamente a diversidade. As dificuldades metodológicas enfrentadas por docentes, associadas a um modelo educacional historicamente excludente, evidenciam a urgência de abordagens mais integradoras. Nesse cenário, a neuropsicopedagogia surge como uma ciência transdisciplinar capaz de oferecer subsídios teóricos e práticos para a construção de estratégias que favoreçam a aprendizagem significativa de alunos com deficiência. O objetivo geral desta pesquisa foi buscar, na literatura científica, estratégias de aprendizagem que possam auxiliar os professores responsáveis pelo atendimento a estudantes com deficiência, a partir da análise de estudos que abordam o tema sob a ótica da neuropsicopedagogia. O estudo adotou uma metodologia de caráter bibliográfico e exploratório, fundamentando-se em materiais como livros, artigos científicos e documentos institucionais. As investigações foram realizadas em bases de dados acadêmicas, priorizando publicações em língua portuguesa, com destaque para autores como Avelino (2019), Bezerra (2014), Fonseca (2014) e Rotta (2007). Os resultados apontaram que a articulação entre conhecimentos neurocientíficos, pedagógicos e psicológicos amplia a compreensão dos processos de aprendizagem, proporcionando aos educadores novas ferramentas para a prática inclusiva. Constatou-se ainda que a implementação de metodologias diversificadas, aliada ao investimento em formação docente, potencializa os processos educativos. Pesquisas futuras devem aprofundar o impacto de intervenções neuropsicopedagógicas no contexto escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andréia de Cássia Mesavila, Denise Fátima Silva Pereira, Angela Maria Breancini, Viviane Nascimento dos Santos, Márcia Dias de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.