CONEXÕES ENTRE NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTRATÉGIAS PARA UMA INCLUSÃO SIGNIFICATIVA

Autores

  • Andréia de Cássia Mesavila
  • Denise Fátima Silva Pereira
  • Angela Maria Breancini
  • Viviane Nascimento dos Santos
  • Márcia Dias de Oliveira

Palavras-chave:

Educação especial, Neuropsicopedagogia, Estratégias de aprendizagem

Resumo

Nas últimas décadas, a inclusão escolar de estudantes da Educação Especial tornou-se um dos principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino brasileiras. Apesar dos avanços legais e teóricos, muitas escolas ainda apresentam lacunas na implementação de práticas pedagógicas que contemplem efetivamente a diversidade. As dificuldades metodológicas enfrentadas por docentes, associadas a um modelo educacional historicamente excludente, evidenciam a urgência de abordagens mais integradoras. Nesse cenário, a neuropsicopedagogia surge como uma ciência transdisciplinar capaz de oferecer subsídios teóricos e práticos para a construção de estratégias que favoreçam a aprendizagem significativa de alunos com deficiência. O objetivo geral desta pesquisa foi buscar, na literatura científica, estratégias de aprendizagem que possam auxiliar os professores responsáveis pelo atendimento a estudantes com deficiência, a partir da análise de estudos que abordam o tema sob a ótica da neuropsicopedagogia. O estudo adotou uma metodologia de caráter bibliográfico e exploratório, fundamentando-se em materiais como livros, artigos científicos e documentos institucionais. As investigações foram realizadas em bases de dados acadêmicas, priorizando publicações em língua portuguesa, com destaque para autores como Avelino (2019), Bezerra (2014), Fonseca (2014) e Rotta (2007). Os resultados apontaram que a articulação entre conhecimentos neurocientíficos, pedagógicos e psicológicos amplia a compreensão dos processos de aprendizagem, proporcionando aos educadores novas ferramentas para a prática inclusiva. Constatou-se ainda que a implementação de metodologias diversificadas, aliada ao investimento em formação docente, potencializa os processos educativos. Pesquisas futuras devem aprofundar o impacto de intervenções neuropsicopedagógicas no contexto escolar.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.027-001

Downloads

Publicado

2025-06-25

Como Citar

Mesavila, A. de C. ., Pereira, D. F. S. ., Breancini, A. M. ., dos Santos, V. N. ., & de Oliveira, M. D. . (2025). CONEXÕES ENTRE NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTRATÉGIAS PARA UMA INCLUSÃO SIGNIFICATIVA. Seven Editora, 1-13. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7376