INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E DISTANCIAMENTO PSICOLÓGICO DO TRABALHO: O EFEITO MEDIADOR DAS TAREFAS ILEGÍTIMAS E DO CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA

Autores

  • Paula C. Neves
  • Cláudia Andrade

Palavras-chave:

Docentes, Intensificação do Trabalho, Tarefas Ilegítimas, Conflito Trabalho-Família, Distanciamento Psicológico do Trabalho

Resumo

A intensificação do trabalho traduz-se num aumento da carga de trabalho e na atribuição de novas tarefas de complexidade e natureza diferenciada. Tanto a intensificação do trabalho docente em geral, como especificamente a realização de tarefas consideradas ilegítimas (e.g. tarefas solicitadas aos docentes que estes percebem como desnecessárias ou pouco razoáveis) constituem uma fonte de stress para os docentes com implicações no seu bem-estar, nomeadamente na potenciação do conflito trabalho família. Por outro lado, a capacidade/possibilidade de recuperação do trabalho tem sido identificada como elemento essencial não só para o eficaz desempenho das tarefas laborais, como também para o bem-estar dos docentes.  Considerando-se a escassez de estudos que incidem sobre esta temática no âmbito da profissão docente, realizou-se um estudo de natureza quantitativa numa amostra de 131 portugueses com o objetivo de avaliar o papel das tarefas ilegítimas e do conflito trabalho família na relação entre a intensificação do trabalho e a distanciamento psicológico do trabalho. Os resultados do estudo validaram um modelo de dupla influência onde a intensificação do trabalho está associada à realização de tarefas ilegítimas (desnecessárias e pouco razoáveis) e ao conflito trabalho família, que por sua vez influencia negativamente o distanciamento psicológico do trabalho.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.033-001

Publicado

2025-09-24

Como Citar

Neves, P. C. ., & Andrade, C. . (2025). INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E DISTANCIAMENTO PSICOLÓGICO DO TRABALHO: O EFEITO MEDIADOR DAS TAREFAS ILEGÍTIMAS E DO CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA. Seven Editora, 1-16. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8117