O CAMPO DA DIDÁTICA

Autores

  • Patricia Silvana Peratto Costa

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Didática, Pesquisa, Epistemologia, Competências

Resumo

A didática se preocupa com estratégias de ensino e aprendizagem em conjunto. As estratégias de ensino referem-se ao design, programação, elaboração e formulação de conteúdos de aprendizagem em forma verbal ou escrita (W. Casasola, 2020). Apresentamos diferentes estratégias didáticas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem. Este trabalho oferece um resumo do estudo e reflexão sobre diferentes definições de didática que surgiram ao longo do tempo. Descreve um quadro de conhecimento básico sobre um tema que tenta ser um convite à pesquisa, análise, reflexão e aplicabilidade da didática a um escopo formativo de qualquer nível. Apresentamos definições para didática desde o seu início até as abordagens mais recentes. O campo da Didática evoluiu de Comenio, Didática Clássica, Didática Crítica, dentro da Crítica da Didática Tradicional, Cognotivista e da Nova Dimensão. Além disso, apresentamos a importância do Tempo no Momento Ensinável, o Desenvolvimento Humano, a Pesquisa Didática, a Didática e o Currículo, a Didática Aplicada, o Construtivismo, a Didática Moderna, a Didática Universitária, a Didática Contemporânea e as Competências.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-082

Publicado

2025-10-06

Como Citar