HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MULHERES NO BRASIL E NO PARÁ: UM BREVE ESTADO DO CONHECIMENTO (2019 – 2023)
Palabras clave:
História da Educação de Mulheres, Gênero e Educação, Estado do ConhecimentoResumen
A pesquisa integra os estudos do Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em História da Educação e Formação de Professores (LABINVE) e investiga a história da educação de mulheres entre 2019 e 2023, com base em dissertações e iniciações científicas levantadas em três bancos de dados: BDTD, CAPES e programas de pós-graduação de universidades públicas do Pará. A análise evidencia a ausência de um subcampo consolidado de História da Educação de Mulheres, com estudos frequentemente subsumidos a categorias amplas como gênero, instituições ou movimentos sociais. Com base na metodologia do estado do conhecimento, o estudo busca mapear lacunas e conquistas na produção acadêmica, destacando a necessidade de maior reconhecimento desse subcampo. Por meio de uma análise criteriosa, a pesquisa contribui para ampliar a compreensão do papel histórico das mulheres na educação, propondo avanços na organização e categorização de estudos na área.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Adriane Barbosa de Almeida, Kelly de Faro Sousa, Thays da Silva Lobo, Livia Sousa da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.