HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MULHERES NO BRASIL E NO PARÁ: UM BREVE ESTADO DO CONHECIMENTO (2019 – 2023)

Autores

  • Adriane Barbosa de Almeida
  • Kelly de Faro Sousa
  • Thays da Silva Lobo
  • Livia Sousa da Silva

Palavras-chave:

História da Educação de Mulheres, Gênero e Educação, Estado do Conhecimento

Resumo

A pesquisa integra os estudos do Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em História da Educação e Formação de Professores (LABINVE) e investiga a história da educação de mulheres entre 2019 e 2023, com base em dissertações e iniciações científicas levantadas em três bancos de dados: BDTD, CAPES e programas de pós-graduação de universidades públicas do Pará. A análise evidencia a ausência de um subcampo consolidado de História da Educação de Mulheres, com estudos frequentemente subsumidos a categorias amplas como gênero, instituições ou movimentos sociais. Com base na metodologia do estado do conhecimento, o estudo busca mapear lacunas e conquistas na produção acadêmica, destacando a necessidade de maior reconhecimento desse subcampo. Por meio de uma análise criteriosa, a pesquisa contribui para ampliar a compreensão do papel histórico das mulheres na educação, propondo avanços na organização e categorização de estudos na área.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-142

Publicado

2025-01-07

Como Citar

de Almeida, A. B., Sousa, K. de F., Lobo, T. da S., & da Silva, L. S. (2025). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MULHERES NO BRASIL E NO PARÁ: UM BREVE ESTADO DO CONHECIMENTO (2019 – 2023). Seven Editora, 2247-2278. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6348