“BRINCAR’’ PARA APRENDER: UMA PRÁTICA LÚDICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS COM NÚMEROS NATURAIS
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Ensino de Matemática, Intervenção pedagógica, Números naturais, Prática lúdicaResumo
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de intervenção didático-pedagógica, de natureza qualitativa, realizado no âmbito da disciplina Prática de Ensino da Matemática I, durante o curso de Licenciatura em Matemática. A proposta foi aplicada a uma turma de 40 alunos do 6º ano de uma escola pública situada no município de Moju, no estado do Pará. A investigação teve como objetivo principal contribuir para a melhoria da aprendizagem das operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais), por meio de práticas lúdicas. O estudo partiu da constatação, a partir de observações e relatos docentes, de que muitos alunos apresentavam dificuldades persistentes na realização dessas operações, mesmo após concluírem os anos iniciais do ensino fundamental. A intervenção envolveu a aplicação de atividades com forte apelo visual e manipulação concreta, buscando tornar o processo de ensino mais significativo e acessível, cujo impacto foi avaliado por meio da comparação dos resultados obtidos antes e depois da intervenção. Os dados gerados evidenciaram avanços relevantes no desempenho dos alunos, especialmente na resolução de conteúdos que anteriormente apresentavam altos índices de erro. Os resultados sugerem que o uso de estratégias lúdicas pode favorecer a construção do conhecimento matemático e configurar-se como uma alternativa eficaz no ensino das operações com números naturais em turmas dos anos finais do ensino fundamental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno Sebastião Rodrigues Da Costa, Larisse Lorrane Monteiro Moraes, Jhonatan Da Silva Lima, Jocimar Albernaz Xavier, Anderson Portal Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.