“BRINCAR’’ PARA APRENDER: UMA PRÁTICA LÚDICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS COM NÚMEROS NATURAIS

Autores

  • Bruno Sebastião Rodrigues Da Costa
  • Larisse Lorrane Monteiro Moraes
  • Jhonatan Da Silva Lima
  • Jocimar Albernaz Xavier
  • Anderson Portal Ferreira

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Ensino de Matemática, Intervenção pedagógica, Números naturais, Prática lúdica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de intervenção didático-pedagógica, de natureza qualitativa, realizado no âmbito da disciplina Prática de Ensino da Matemática I, durante o curso de Licenciatura em Matemática. A proposta foi aplicada a uma turma de 40 alunos do 6º ano de uma escola pública situada no município de Moju, no estado do Pará. A investigação teve como objetivo principal contribuir para a melhoria da aprendizagem das operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais), por meio de práticas lúdicas. O estudo partiu da constatação, a partir de observações e relatos docentes, de que muitos alunos apresentavam dificuldades persistentes na realização dessas operações, mesmo após concluírem os anos iniciais do ensino fundamental. A intervenção envolveu a aplicação de atividades com forte apelo visual e manipulação concreta, buscando tornar o processo de ensino mais significativo e acessível, cujo impacto foi avaliado por meio da comparação dos resultados obtidos antes e depois da intervenção. Os dados gerados evidenciaram avanços relevantes no desempenho dos alunos, especialmente na resolução de conteúdos que anteriormente apresentavam altos índices de erro. Os resultados sugerem que o uso de estratégias lúdicas pode favorecer a construção do conhecimento matemático e configurar-se como uma alternativa eficaz no ensino das operações com números naturais em turmas dos anos finais do ensino fundamental.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.019-027 

Downloads

Publicado

2025-06-05

Como Citar

Da Costa, B. S. R., Moraes, L. L. M., Lima, J. D. S., Xavier, J. A., & Ferreira, A. P. (2025). “BRINCAR’’ PARA APRENDER: UMA PRÁTICA LÚDICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS COM NÚMEROS NATURAIS. Seven Editora. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7276