PERFIL DE LIDERANÇA DOS GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE EIRUNEPÉ-AM

Autores

  • Gleiany Rodrigues de Araújo
  • Rayla da Silva Fialho
  • Rosiene Menezes da Silva
  • Maria Tânia Portela Falcão
  • Endila Maria Ferreira da Costa
  • Silviana de Lima Lobo
  • Cilene Farias Batista Magalhães
  • Gustavo Costa Reis

Palavras-chave:

Liderança escolar, Gestão pública, Perfil de liderança, Educação municipal, Gestão educacional

Resumo

Este artigo investiga o perfil de liderança dos gestores escolares da rede municipal de ensino de Eirunepé-AM, com o objetivo de compreender de que forma essas lideranças influenciam o planejamento escolar e a qualidade da educação. A pesquisa possui natureza exploratória, com abordagem bibliográfica e de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário a 14 gestores vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). O estudo considera que a liderança exercida pelos gestores escolares constitui um fator determinante para uma gestão eficaz, participativa e orientada a resultados pedagógicos positivos. Os dados coletados permitem identificar os estilos de liderança predominantes, bem como os principais desafios enfrentados pelos gestores no cotidiano escolar. Os resultados evidenciam a necessidade de investimentos na formação continuada dos líderes educacionais, com ênfase em competências de gestão, planejamento estratégico e tomada de decisão. O estudo contribui para o fortalecimento da gestão escolar e oferece subsídios à formulação de políticas públicas educacionais mais eficazes e alinhadas às demandas locais.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.021-030

Publicado

2025-06-13

Como Citar

de Araújo, G. R. ., Fialho, R. da S. ., da Silva, R. M. ., Falcão, M. T. P. ., da Costa, E. M. F. ., Lobo, S. de L. ., Magalhães, C. F. B. ., & Reis, G. C. . (2025). PERFIL DE LIDERANÇA DOS GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE EIRUNEPÉ-AM. Seven Editora, 493-517. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7314