FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE A PREGUIÇA E A MENORIDADE NA PÓS-MODERNIDADE

Autores

  • Diego Alexandre Divardim de Oliveira
  • Ana Luiza Ruschel Nunes

Palavras-chave:

Formação docente, Estudo de Caso, Inteligência Artificial, Ética

Resumo

Este artigo tem como problema a formação docente no contexto da pós-modernidade e a “preguiça mental” de acadêmicos de um curso de licenciatura, os quais se utilizam de Inteligência Artificial (IA) para a produção de trabalhos acadêmicos. Neste sentido, a problemática em questão não é um questionamento, mas uma representação das inquietações e do inconformismo dos pesquisadores diante de tal conjuntura. Assim, o objetivo deste artigo é um estudo de caso, assim como a discussão a partir de teóricos que se dedicaram e se dedicam para com a emancipação dos indivíduos a partir do esclarecimento (Aufklärung). Entre eles, destacam-se Theodor Adorno (2014;2020) e Max Horkheimer (2015), os quais representam o fundamento epistemológico deste artigo, a Teoria Crítica.  Este artigo também apresenta um diálogo entre o observado com as teorias, constituindo uma reflexão provocativa sobre formação, esclarecimento (Aufklärung), emancipação, ética, entre outras questões/conceitos. Além dos supracitados teóricos participam as ideias de Immanuel Kant (2008;2024), Zygmunt Bauman (2013), Louis Althusser (1970), Andreas Gruschka (2014), Pierre Bordieu e Jean Claude Passeron (2018), Edgar Morin (2015;2017;2020), Huberto Roden (2007) e Arthur Schopenhauer (2012). Conclui-se que o observado e reflexionado é um sintoma social causado pelo sistema econômico hegemônico, em outras palavras, um mal-estar pós-moderno.

DOI:  https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-052

 

Publicado

2025-06-18

Como Citar

de Oliveira, D. A. D. ., & Nunes, A. L. R. . (2025). FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE A PREGUIÇA E A MENORIDADE NA PÓS-MODERNIDADE. Seven Editora, 780-801. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7350