REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGENS E DESAFIOS: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO PARANÁ
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Formação docente, Projeto político-pedagógico, Planejamento de aula, Ensino de HistóriaResumo
O presente estudo objetiva relatar e analisar as vivências adquiridas durante o Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Pedagogia, desenvolvido em uma instituição de ensino escolhida. Com uma abordagem qualitativa, descritiva e reflexiva, a investigação fundamenta-se na observação participativa, na análise do Projeto Político-Pedagógico da instituição e na prática de regência no componente curricular de Metodologia do Ensino de História, destacando a utilização do folclore como recurso pedagógico. Ao longo do processo, evidencia-se a escola como um espaço de resistência e construção colaborativa, além de se reconhecer o estágio como um momento formativo crucial para a formação da identidade docente. O planejamento das aulas, a mediação em sala de aula, as estratégias de avaliação e a interação com os alunos ressaltaram a importância do estágio na conexão entre teoria e prática. O artigo ainda aborda a relevância da leitura crítica dos documentos institucionais, da atuação dialógica do professor e da valorização dos saberes culturais no processo de ensino-aprendizagem. Fundamentando-se em autores como Freire, Saviani e Bakhtin, conclui-se que o estágio supervisionado representa uma experiência essencial para o desenvolvimento da autonomia pedagógica, do compromisso ético-político e da prática educativa transformadora.
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