A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA-PB
Palavras-chave:
Ações pedagógicas, Educação Ambiental, Educação BásicaResumo
Este trabalho consistiu em uma pesquisa realizada com docentes da Educação Básica. Tendo em vista os impactos ambientais ocasionados pelas ações antrópicas, é importante realizarmos estudos sobre a prática da Educação Ambiental no contexto escolar. Através disso, e a partir da percepção dos professores, elaboramos duas questões: Quais ações pedagógicas são favoráveis para a abordagem da Educação Ambiental? E, de que modo, as atividades didáticas sobre Educação Ambiental, podem ser desenvolvidas na Educação Básica? Através disso, propomos com este trabalho o seguinte objetivo: analisar a percepção dos professores sobre a prática da Educação Ambiental no contexto escolar. Assim, desenvolvemos uma pesquisa quanto-qualitativa. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado para um grupo de professores de duas escolas públicas estaduais do município de Esperança/PB. A partir do questionário semiestruturado, obtivemos respostas quanto ao perfil, percepção e prática docente quanto à Educação Ambiental. Após a análise dos dados, foi verificado que 76% dos professores afirmaram trabalhar a Educação Ambiental nas suas disciplinas, relacionando-a com os conteúdos curriculares. Os resultados obtidos, mostraram que 78% dos docentes, afirmaram não ter recebido formação sobre Educação Ambiental na graduação. Mesmo assim, foi observado que a maioria dos educadores incluem a Educação Ambiental no âmbito de suas ações pedagógicas. Com esta pesquisa, ressaltamos que a prática da Educação Ambiental no contexto escolar, deve abranger todas as áreas do conhecimento. Inclusive, podendo ser trabalhada de forma interdisciplinar e transdisciplinar, para a formação de indivíduos que compreendam as crises ambientais que vêm afetando o planeta Terra.
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