A LEI ROUANET NAS PRODUÇÕES DA BROADWAY E NO TEATRO DE CELEBRIDADES

Autores

  • Vinícius Mizumoto Mega

Palavras-chave:

Lei Rouanet, Broadway, teatro, marketing institucional

Resumo

O capítulo tem como objetivo mostrar, por meio de entrevistas com representantes de empresas privadas e de instituições públicas, diretores de projetos patrocinados e inviabilizados por meio da Lei Rouanet e de um levantamento quantitativo das peças de teatro patrocinadas no ano de 2011 por meio da renúncia fiscal da Lei Rouanet, a existência  de uma concentração de recursos de isenção fiscal da Lei Rouanet em produções da Broadway e em atores e diretores consagrados pela mídia em detrimento de autores e diretores e atores desconhecidos da imprensa. Dessa forma, as grandes empresas beneficiam espetáculos que dão retorno financeiro e de marketing institucional, a cultura do entretenimento que busca divertir e agradar ao "grande público". Pesquisa do Ministério da Cultura constatou a existência de uma concentração de 50% dos recursos em apenas 3% dos proponentes. O referencial teórico foi extraído de autores como Adorno; Horkheimer; Abreu; Barichello; Barbalho; Botelho; Bourdieu; Coelho; Cruz; Debord;Fragoaz; Katz;Moreira; Ortiz; Rubim.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.002-006

Publicado

2025-07-09

Como Citar

Mega, V. M. . (2025). A LEI ROUANET NAS PRODUÇÕES DA BROADWAY E NO TEATRO DE CELEBRIDADES. Seven Editora, 86-104. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7491