PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO: ATENDIMENTO INFANTIL NA CLÍNICA ESCOLA
Palavras-chave:
Psicodiagnóstico Interventivo, Criança, Lúdico, Avaliação PsicológicaResumo
Este artigo relata a experiência de duas estagiárias de psicologia em um caso de Psicodiagnóstico Interventivo com uma criança de 6 anos, encaminhada pela escola com queixas de dificuldades de interação e aprendizagem. O processo de Psicodiagnóstico Interventivo foi realizado em 8 sessões e incluiu anamnese com a mãe, aplicação de testes (HTP, WISC-IV, ETDAH-CRIAD), atividades lúdicas e devolutivas com a criança e os pais. Os resultados indicaram um quadro sugestivo de Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1 e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nível moderado. O artigo destaca a importância do lúdico no processo de avaliação infantil, a utilização de instrumentos projetivos e psicométricos, bem como a relevância da devolutiva de forma lúdica para a criança e a família.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Natiely Cristina Bolcante Gurgel, Jeane de Freitas Serejo, Carola Jorge Riffel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.