PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO: ATENDIMENTO INFANTIL NA CLÍNICA ESCOLA

Autores

  • Carola Jorge Riffel
  • Natiely Cristina Bolcante Gurgel
  • Jeane de Freitas Serejo

Palavras-chave:

Psicodiagnóstico Interventivo, Criança, Lúdico, Avaliação Psicológica

Resumo

Este artigo relata a experiência de duas estagiárias de psicologia em um caso de Psicodiagnóstico Interventivo com uma criança de 6 anos, encaminhada pela escola com queixas de dificuldades de interação e aprendizagem. O processo de Psicodiagnóstico Interventivo foi realizado em 8 sessões e incluiu anamnese com a mãe, aplicação de testes (HTP, WISC-IV, ETDAH-CRIAD), atividades lúdicas e devolutivas com a criança e os pais. Os resultados indicaram um quadro sugestivo de Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1 e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nível moderado. O artigo destaca a importância do lúdico no processo de avaliação infantil, a utilização de instrumentos projetivos e psicométricos, bem como a relevância da devolutiva de forma lúdica para a criança e a família.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.015-008 

Publicado

2025-07-10

Como Citar

Riffel, C. J. ., Gurgel, N. C. B. ., & de Freitas Serejo, J. (2025). PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO: ATENDIMENTO INFANTIL NA CLÍNICA ESCOLA. Seven Editora, 129-140. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7502