‘NÃO SEI COMO DIZER’: COMUNICAÇÃO, FAMÍLIA, AFETO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA SURDA NAS INTERAÇÕES COTIDIANAS
Palavras-chave:
Língua Brasileira de Sinais (Libras), Comunicação, Interações Sociais, Crianças Surdas, LinguagemResumo
Este capítulo resulta de uma pesquisa de pós-doutorado da primeira autora, com apoio da comunidade surda. A pesquisa é de natureza qualitativa, conduzida por meio da amostragem snowball. Investigou como se dão as interações e a comunicação entre crianças surdas e seus familiares, envolvendo entrevistas com ambos os grupos. Buscou-se observar as interlocuções, atentando não apenas ao que é dito, mas à forma como a comunicação e as interações sociais ocorrem com a criança surda. A pesquisa envolveu revisão da literatura, organização documental e, por meio da amostragem, chegou-se a dez crianças surdas pertencentes a nove famílias ouvintes. O objetivo geral foi analisar como essas famílias compreendem o desenvolvimento comunicativo da criança surda desde os primeiros indícios de surdez ou o diagnóstico. Os objetivos específicos incluíram: Compreender os sentimentos relatados pelas famílias; investigar como se dá a comunicação entre os familiares e a criança surda; compreender como ocorrem as interações e o desenvolvimento da linguagem dessas crianças, conversando diretamente com elas e confrontando suas experiências com os relatos familiares. Verificou-se que o desconhecimento, aliado à carência de orientações adequadas, tem gerado distanciamento nas relações parentais, o que impacta negativamente na vivência geral dessas crianças surdas, tornando-a mais vulnerável.
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