HORTA ESCOLAR MODULAR: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE JARDINS EM AMBIENTES ESCOLAR COM POTENCIAL DE REPLICAÇÃO EM OUTROS ESPAÇOS
Palavras-chave:
Horta Escolar, Canteiro Modular, Autoconsumo, Rede ColaborativaResumo
Este estudo exploratório adotou uma metodologia de pesquisa-ação para avaliar a viabilidade da implementação de hortas escolares modulares em Ribeirão Pires, SP, destacando-as como uma ferramenta educacional inovadora para promover a alimentação saudável e a sustentabilidade. Utilizando o ciclo PDCA, o projeto envolveu a participação ativa de alunos, professores e comunidade local, proporcionando insights qualitativos sobre os desafios enfrentados e os benefícios obtidos. O feedback de treze alunos que participaram ativamente do projeto foi coletado e analisado. Esses alunos relataram um aumento no conhecimento sobre práticas sustentáveis e técnicas de cultivo. Os resultados indicam que as hortas modulares facilitam o conhecimento prático sobre a produção de alimentos e também demonstram potencial para replicação em outros contextos educacionais. A padronização dos procedimentos de cultivo, um dos pilares do projeto, mostrou-se promissora, indicando a possibilidade de expansão do modelo como parte de políticas públicas voltadas à educação ambiental e nutricional. Este estudo sugere que as hortas escolares modulares podem servir como um recurso eficaz para promover práticas de autoconsumo sustentáveis, enfatizando a importância de integrá-las como estratégia pedagógica em ambientes educacionais.
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