EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E QUALIDADE DE VIDA: INTERFACES ENTRE SAÚDE MENTAL, APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Antonina Guimarães Reis
  • Aparecida José de Sousa Dantas Universidad Del Sol
  • Carlos Magno Maciel Lucas
  • Joelice Conceição de Oliveira
  • José Xavier Costa e Costa
  • Luana Inácio de Alvinco
  • Maurita Ribeiro da Costa
  • Solange de Souza Santos
  • Wedna Lima de Ataides

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Qualidade de Vida, Saúde Mental, Bem-Estar Estudantil, Desenvolvimento Integral

Resumo

O capítulo analisa a contribuição da educação física escolar para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar dos estudantes, considerando os aspectos físicos, emocionais e sociais do desenvolvimento humano. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi conduzida por meio de revisão bibliográfica e análise documental, com base em legislações nacionais e referências teóricas da área. Os resultados evidenciam que a disciplina favorece a formação integral dos alunos ao estimular a convivência, a autoestima, o respeito às diferenças e a construção de hábitos saudáveis. Além disso, a educação física contribui para o enfrentamento da evasão escolar, para o fortalecimento da saúde mental e para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Conclui-se que, quando bem planejada e inserida em contextos educativos comprometidos com a inclusão e a cidadania, a educação física escolar se torna essencial na construção de uma escola promotora de saúde, pertencimento e qualidade de vida.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.029-029

Publicado

2025-08-11

Como Citar

Reis, A. G. ., Del Sol, A. J. de S. D. U. ., Maciel Lucas, C. M. ., de Oliveira, J. C. ., Costa e Costa, J. X. ., de Alvinco, L. I. ., da Costa, M. R. ., de Souza Santos, S. ., & de Ataides, W. L. . (2025). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E QUALIDADE DE VIDA: INTERFACES ENTRE SAÚDE MENTAL, APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Seven Editora, 489-513. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7752