AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO CEARÁ E PERNAMBUCO

Autores

  • Ana Paula Silva Machado
  • Emelle Rodrigues Novais Cruz
  • Nancy Costa de Oliveira
  • Rafael Prado de Moraes
  • Raquel Pereira
  • Taíssa de Lima Sanches

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Avaliação Educacional, Qualidade

Resumo

Este estudo objetiva refletir tanto sobre as contribuições quanto sobre as contradições associadas aos sistemas de avaliações externas dos estados do Ceará e de Pernambuco. Buscou-se compreender como essas avaliações, embora tenham contribuído para a melhoria da qualidade educacional destacadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), também produzem efeitos contraditórios no cotidiano das escolas. Os resultados indicam que, ao mesmo tempo em que promovem avanços em aspectos como a gestão escolar e os indicadores de desempenho, esses sistemas reforçam práticas de responsabilização, padronização curricular. Conclui-se que as contradições observadas não invalidam as políticas de avaliação, mas exigem um olhar crítico sobre seus limites e possibilidades no contexto das desigualdades educacionais brasileiras.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-025

Publicado

2025-08-20

Como Citar

Machado, A. P. S. ., Cruz, E. R. N. ., de Oliveira, N. C. ., de Moraes, R. P. ., Pereira, R. ., & Sanches, T. de L. . (2025). AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO CEARÁ E PERNAMBUCO. Seven Editora, 380-392. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7807