RELATO DE CASO: ACNE FULMINANTE ASSOCIADA COM ISOTRETINOÍNA
Palavras-chave:
Acne Fulminante, Isotretinoína, Corticoterapia, Acne Fulminante Grau III, Hormônios ExógenosResumo
Introdução: A patologia da acne fulminans se baseia na conformação do Propionibacterium acnes como um superantígeno que incita uma resposta altamente inflamatória nos folículos pilossebáceos e em componentes musculoesqueléticos. Fatores desencadeantes comuns são a introdução da isotretinoína e o uso indiscriminado de hormônios exógenos. A apresentação clínica começa com comedões, pápulas e pústulas, evoluindo para múltiplas lesões inflamatórias, além de nódulos e abscessos que podem originar áreas de necrose. Frequentemente são relatados sintomas sistêmicos como febre e dores nas articulações.
Objetivo: Este trabalho tem o objetivo de revisar os guidelines para melhorar o desfecho do tratamento de pacientes com Acne Fulminans.
Método: O presente trabalho é um relato de caso de acne fulminante induzida por isotretinoína, com foco na apresentação clínica, evolução, conduta. Realizando revisões bibliográficas nas bases PubMed, SciELO e LILACS
Conclusão: O presente estudo destaca a importância do diagnóstico precoce e do tratamento individualizado da acne fulminante, com ênfase na corticoterapia, suspensão da isotretinoína e acompanhamento médico contínuo para evitar complicações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lara Vitória Loução Durães Salgado, Marcella Pereira Palma, Yasmin Santos Sá, Giovana Ortega Praliola, Brunamelia de Oliveira Sattin, Nathalie Manoel Lopes, Thaís Rennó Campos, Rúbia Camargo dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.