UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO CONCEITUAL DE FRAÇÕES COM USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS
Palavras-chave:
Frações, Engenharia Didática, Materiais ManipuláveisResumo
Nesta pesquisa qualitativa, investigou-se o uso de materiais manipuláveis como ferramenta para a introdução do conceito de fração. As atividades foram desenvolvidas com 91 alunos do Ensino Fundamental de uma Escola da rede federal no município de Santa Maria, RS. A partir das atividades desenvolvidas, pretendeu-se analisar se os materiais manipuláveis contribuíram para o aprendizado dos alunos despertando habilidades de formar conceitos matemáticos sobre os racionais, compreender a representação geométrica e relacionar a situações vinculadas ao dia a dia. Os resultados obtidos foram analisados a partir das observações seguindo as etapas da Engenharia didática. Na atividade aqui descrita, notou-se que a maior parte dos alunos teve um aproveitamento significativo nas avaliações realizadas e nas atividades posteriores e, em especial, apreciaram a realização das atividades, a manipulação dos materiais e a possibilidade de interação com os colegas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa da Silva Chaves de Morais, Janilse Fernandes Nunes, Jean Oliver Linck, Adriana Yokoyama, Dionéia Migotto, Mirian Laisa Paul

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.