UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO CONCEITUAL DE FRAÇÕES COM USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS

Autores

  • Vanessa da Silva Chaves de Morais
  • Janilse Fernandes Nunes
  • Jean Oliver Linck
  • Adriana Yokoyama
  • Dionéia Migotto
  • Mirian Laisa Paul

Palavras-chave:

Frações, Engenharia Didática, Materiais Manipuláveis

Resumo

Nesta pesquisa qualitativa, investigou-se o uso de materiais manipuláveis como ferramenta para a introdução do conceito de fração. As atividades foram desenvolvidas com 91 alunos do Ensino Fundamental de uma Escola da rede federal no município de Santa Maria, RS. A partir das atividades desenvolvidas, pretendeu-se analisar se os materiais manipuláveis contribuíram para o aprendizado dos alunos despertando habilidades de formar conceitos matemáticos sobre os racionais, compreender a representação geométrica e relacionar a situações vinculadas ao dia a dia. Os resultados obtidos foram analisados a partir das observações seguindo as etapas da Engenharia didática. Na atividade aqui descrita, notou-se que a maior parte dos alunos teve um aproveitamento significativo nas avaliações realizadas e nas atividades posteriores e, em especial, apreciaram a realização das atividades, a manipulação dos materiais e a possibilidade de interação com os colegas.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-030

Publicado

2025-08-22

Como Citar

de Morais, V. da S. C. ., Nunes, J. F. ., Linck, J. O. ., Yokoyama, A. ., Migotto, D. ., & Paul, M. L. (2025). UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO CONCEITUAL DE FRAÇÕES COM USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS. Seven Editora, 462-477. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7849