DIÁLOGO GEOGRÁFICO ASISTIDO (DGA): ADAPTACIÓN DEL CODISEÑO NARRATIVO CON IA  A LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA Y GEOGRAFÍA EN SECUNDARIA

Autores

  • Carlos Guallart Moreno

Palavras-chave:

Co Design Narrativo com IA, Geografia e História, Pensamento Crítico, Inteligência Artificial Generativa, Ensino Secundário

Resumo

O artigo apresenta uma adaptação didática do método de co design narrativo com inteligência artificial (IA) para o ensino de História e Geografia no terceiro ano do ensino secundário espanhol. Após uma reflexão crítica sobre a interação com a IA generativa, contrasta se a via de integração direta —fazer perguntas à IA para ampliar ou aprofundar após estudar um tema— com a alternativa do co design narrativo, em que docentes e estudantes assumem um papel ativo e criativo. O processo inicia se com a análise factual de um caso real (Caso A) mediante prompts à IA, seguida por um texto reflexivo elaborado pela professora que liga o caso a um conceito curricular (Tema 1). Depois, abre se uma fase de exploração narrativa em que se simulam vozes de diferentes atores —protagonistas, antagonistas ou especialistas— para enriquecer o diálogo. Finalmente, a IA sintetiza o discutido e os alunos debatem e avaliam as propostas, desenvolvendo assim a competência espacial e o pensamento crítico. O artigo conclui que esta metodologia transforma a IA em um mediador cognitivo, estimula a participação e a criatividade dos estudantes e oferece um modelo flexível para abordar problemas contemporâneos a partir da Geografia e da História.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-046

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Moreno, C. G. . (2025). DIÁLOGO GEOGRÁFICO ASISTIDO (DGA): ADAPTACIÓN DEL CODISEÑO NARRATIVO CON IA  A LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA Y GEOGRAFÍA EN SECUNDARIA. Seven Editora, 700-733. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7941