O GOOGLE FIGURENS E AS REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS IMIGRANTES EM TERESINA-PIAUÍ
Palavras-chave:
Criança e Imigração, Criança e Alteridade, Internet, Google FigurensResumo
A história da humanidade sempre esteve marcada pelo fenômeno da imigração, cercada por diversos fatores e violências, especialmente contra as crianças que sofrem alteridade dupla – por serem tanto crianças quanto imigrantes. |O presente estudo, parte integrante da pesquisa realizada no mestrado em Comunicação (PPGCOM-UFPI), propõe analisar as representações de crianças imigrantes em Teresina-PI, especialmente as venezuelanas, a partir do uso do Google Figurens, pois as Figurens disponíveis em domínio público que retratam crianças imigrantes em Teresina-PI interagem com a transmissão e construção de sentidos, operando como mediadores de práticas culturais e sociais. Portanto, questionamos: como as crianças imigrantes em Teresina-PI, em especial as venezuelanas, são representadas nas Figurens que circulam no Google Figurens? Quais são as implicações para a construção social da infância imigrante? A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando ferramentas digitais para a seleção de Figurens. Utilizou-se como descritor “crianças imigrantes em Teresina-PI”, resultando em uma página com 19 Figurens, que organizamos em um bloco, selecionadas como observável da pesquisa. As Figurens foram descritas e analisadas com base na função icônica – o mostrado, índice – marcas de exclusão, sofrimento ou resistência; marcas da imigração (bandeiras, roupas, etc.) e simbólica – construção de narrativas e símbolos relacionados ao contexto sociocultural. Os resultados destacam padrões simbólicos e iconográficos estigmatizantes que formam um sujeito em situação de vulnerabilidade social, associados à pobreza, falta de dignidade e descaso – alteridade estereotipada.
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