O ENSINO DA MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Vanessa da Silva Chaves de Morais
  • Janilse Fernandes Nunes
  • Jean Oliver Linck
  • Adriana Yokoyama
  • Bruna Leal Tonetto
  • Gisele Silva do Nascimento

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tecnologias Educacionais, Práticas Pedagógicas, Educação Digital, Inovação no Ensino

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do uso de tecnologias digitais no ensino da matemática em sala de aula, comparando os métodos tradicionais e os recursos tecnológicos no processo de aprendizagem. Os métodos tradicionais, baseados na explicação expositiva, no uso de livros e exercícios manuais, embora fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio matemático, muitas vezes limitam a capacidade dos alunos em aplicar conceitos de forma contextualizada e dinâmica. Por outro lado, o uso de tecnologias — como softwares matemáticos, aplicativos, plataformas virtuais e objetos digitais de aprendizagem — tem se mostrado eficiente em tornar o conteúdo mais interativo, visual e acessível, possibilitando uma aprendizagem mais ativa e personalizada. A pesquisa aponta que a integração equilibrada entre estratégias pedagógicas tradicionais e recursos tecnológicos oferece um ambiente de ensino mais inclusivo, participativo e adaptado às demandas do século XXI. As tecnologias não substituem o papel do professor, mas funcionam como aliadas na promoção de um ensino significativo e voltado ao desenvolvimento de competências essenciais, como resolução de problemas, pensamento crítico e autonomia intelectual.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-053

Publicado

2025-09-05

Como Citar

da Silva Chaves de Morais, V. ., Nunes, J. F. ., Linck, J. O. ., Yokoyama, A., Tonetto, B. L. ., & do Nascimento, G. S. . (2025). O ENSINO DA MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. Seven Editora, 828-842. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7986