O ENSINO DA MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Tecnologias Educacionais, Práticas Pedagógicas, Educação Digital, Inovação no EnsinoResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do uso de tecnologias digitais no ensino da matemática em sala de aula, comparando os métodos tradicionais e os recursos tecnológicos no processo de aprendizagem. Os métodos tradicionais, baseados na explicação expositiva, no uso de livros e exercícios manuais, embora fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio matemático, muitas vezes limitam a capacidade dos alunos em aplicar conceitos de forma contextualizada e dinâmica. Por outro lado, o uso de tecnologias — como softwares matemáticos, aplicativos, plataformas virtuais e objetos digitais de aprendizagem — tem se mostrado eficiente em tornar o conteúdo mais interativo, visual e acessível, possibilitando uma aprendizagem mais ativa e personalizada. A pesquisa aponta que a integração equilibrada entre estratégias pedagógicas tradicionais e recursos tecnológicos oferece um ambiente de ensino mais inclusivo, participativo e adaptado às demandas do século XXI. As tecnologias não substituem o papel do professor, mas funcionam como aliadas na promoção de um ensino significativo e voltado ao desenvolvimento de competências essenciais, como resolução de problemas, pensamento crítico e autonomia intelectual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa da Silva Chaves de Morais, Janilse Fernandes Nunes, Jean Oliver Linck, Adriana Yokoyama, Bruna Leal Tonetto, Gisele Silva do Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.