ATUAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA NO NÚCLEO DE RESSOCIALIZAÇÃO DA CAPITAL – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Assistência Integral à Saúde, Educação em Saúde, População Privada de Liberdade, Relato de ExperiênciaResumo
O presente trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido por acadêmicos de Medicina no Programa de Atenção Integral à Saúde da População Privada de Liberdade e Internação Socioeducativa (PAISPIS), realizado no Núcleo de Ressocialização da Capital. A ação teve como objetivo promover a educação em saúde e oferecer atendimento clínico a pessoas privadas de liberdade, integrando teoria e prática na formação médica. A intervenção foi estruturada em dois momentos: (1) ação educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), abordando sífilis, HIV/Aids e hepatites virais, com exposição dialogada, uso de recursos visuais e demonstração do uso correto de preservativos; e (2) atendimentos clínicos individuais, com realização de anamneses, ajustes terapêuticos, prescrições e encaminhamentos. A experiência evidenciou o potencial transformador da atuação médica em contextos de vulnerabilidade, contribuindo para o fortalecimento de competências como empatia, comunicação humanizada e raciocínio clínico, além de ampliar a compreensão sobre as desigualdades em saúde no sistema prisional. Conclui-se que a integração entre educação em saúde e atendimento clínico é uma estratégia efetiva para a promoção da saúde e para a formação de profissionais mais sensíveis e comprometidos socialmente.
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Copyright (c) 2025 Mickaelly da Silva Machado, Sabrina Fernandes Silva Paz, Kalleu Leonardo Antão, Fernando Tenório Calvacante Apratto, Daniele Gonçalves Bezerra, Daniela Martins Lessa Barreto, Ana Raquel de Carvalho Mourão, Otacylio Fernando Marinho Rodrigues Nicácio, Thales José Macedo Figueiredo, Renée Leão Calheiros, Rosane Pereira dos Reis, João Marcelo de Oliveira e Silva

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