ANÁLISE DO PANORAMA ATUAL DA UTILIZAÇÃO E INTERAÇÃO: USUÁRIO CEGO E PLATAFORMAS E-LEARNING

Autores

  • Isolda Veronese Moniz Vianna Lisboa
  • João Manuel Pereira Barroso
  • Tânia de Jesus Vilela da Rocha

Palavras-chave:

Acessibilidade, E-Learning, Interação Pessoa-Computador, Aluno Cego

Resumo

As plataformas de e-Learning têm o potencial para melhorar a qualidade do aprendizado e aumentar o acesso à educação desde que estejam atentas às necessidades dos diversos tipos de usuários. Perceber a possibilidade de contribuir investigando a experiência do usuário cego na sua interação com conteúdos educacionais online foi um dos motivos que motivou esta pesquisa. Este estudo pretendeu pesquisar o perfil de acessibilidade dos conteúdos dos sites educacionais à distância – e-Learning - das instituições de ensino a distância brasileiras na perspectiva da experiência do aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais online. A experiência do usuário aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais nas plataformas de e-Learning é positiva? Há limitações que se apresentam para que ele atinja seus objetivos e tenha suas necessidades preenchidas? Usamos para a obtenção dos dados questionários qualitativos e quantitativos online. Identificamos dificuldades vivenciadas pelo aluno cego na sua interação e, a necessidade de uma maior conscientização daqueles envolvidos na educação a distância sobre tais dificuldades.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.029-070 

Publicado

2025-09-09

Como Citar

Lisboa, . I. V. M. V. ., Barroso, J. M. P., & de Jesus Vilela da Rocha, T. . (2025). ANÁLISE DO PANORAMA ATUAL DA UTILIZAÇÃO E INTERAÇÃO: USUÁRIO CEGO E PLATAFORMAS E-LEARNING. Seven Editora, 1215-1239. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8004