ANÁLISE DO PANORAMA ATUAL DA UTILIZAÇÃO E INTERAÇÃO: USUÁRIO CEGO E PLATAFORMAS E-LEARNING
Palavras-chave:
Acessibilidade, E-Learning, Interação Pessoa-Computador, Aluno CegoResumo
As plataformas de e-Learning têm o potencial para melhorar a qualidade do aprendizado e aumentar o acesso à educação desde que estejam atentas às necessidades dos diversos tipos de usuários. Perceber a possibilidade de contribuir investigando a experiência do usuário cego na sua interação com conteúdos educacionais online foi um dos motivos que motivou esta pesquisa. Este estudo pretendeu pesquisar o perfil de acessibilidade dos conteúdos dos sites educacionais à distância – e-Learning - das instituições de ensino a distância brasileiras na perspectiva da experiência do aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais online. A experiência do usuário aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais nas plataformas de e-Learning é positiva? Há limitações que se apresentam para que ele atinja seus objetivos e tenha suas necessidades preenchidas? Usamos para a obtenção dos dados questionários qualitativos e quantitativos online. Identificamos dificuldades vivenciadas pelo aluno cego na sua interação e, a necessidade de uma maior conscientização daqueles envolvidos na educação a distância sobre tais dificuldades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isolda Veronese Moniz Vianna Lisboa, João Manuel Pereira Barroso, Tânia de Jesus Vilela da Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.