PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL NA UNIVERSIDADE DE GURUPI (UNIRG): UMA RESPOSTA ÀS DEMANDAS REPRIMIDAS E ÀS NECESSIDADES DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Ensino Superior, Saúde Coletiva, SUS, Desenvolvimento Econômico, Políticas Públicas, Gurupi, UnirG, CERResumo
Este artigo propõe a implantação dos cursos de graduação em Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional na Universidade de Gurupi (UnirG), localizada no município de Gurupi, Tocantins. Com base nos dados do Censo 2022, que indicam uma crescente demanda reprimida por serviços de reabilitação e inclusão de pessoas neurodivergentes e com deficiências psicomotoras, aliado à escassez de cursos nessas áreas no Norte e Centro-Oeste do Brasil, a proposta é justificada. A nova legislação que exige a coleta de dados sobre transtornos e neurodivergências reforça essa necessidade. Gurupi, como polo metropolitano e parte de um consórcio governamental no sul do Tocantins, apresenta infraestrutura e demanda suficientes, com o recente Centro de Reabilitação Especializado Monsenhor Geraldo Torres (CER), inaugurado em 3 de junho de 2025, como catalisador. Analisa-se também o potencial de transferência de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para Gurupi e municípios consorciados após o aumento da demanda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jenilson Alves de Cirqueira, Thais Farias Pereira, Angélica Alves de Alcântara, Jenilsa Alves de Cirqueira, João Gabriel Barbosa de Cirqueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.