“AS MANIAS DE PRÔ”: LAÇOS TRANSFERENCIAIS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID 19

Autores

  • Janaína dos Reis Rosado
  • Marcos Paulo Lopes Pessoa

Palavras-chave:

Educação e Psicanálise, Pandemia COVID-19, Laços Transferencias, Relação Professor-aluno

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer uma reflexão acerca dos laços transferenciais entre professores e alunos na relação pedagógica em momento de quarentena causada pela pandemia COVID-19. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica no campo da psicanálise e educação em que foram consultados autores como Freud, Lajonquière, Kupfer, Tardif, Nóvoa, Santos entre outros. Utilizamo-nos de alguns construtos freudianos como, inconsciente, transferência e desejo de saber. Defendemos a ideia de que o processo educativo está fundado no laço que envolve professor e aluno. Ao final deste trabalho, pudemos significar que esses enlaces ocorrem fundamentalmente no campo da linguagem e são a base que sustenta o ato educativo mesmo este não acontecendo em sala de aula. Nesse sentido, julgamos que o tema aqui proposto carrega em si grande importância para os estudos em educação.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.030-067

Publicado

2025-09-17

Como Citar

dos Reis Rosado, J. ., & Pessoa, M. P. L. . (2025). “AS MANIAS DE PRÔ”: LAÇOS TRANSFERENCIAIS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID 19. Seven Editora, 1037-1048. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8074