“AS MANIAS DE PRÔ”: LAÇOS TRANSFERENCIAIS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID 19
Palavras-chave:
Educação e Psicanálise, Pandemia COVID-19, Laços Transferencias, Relação Professor-alunoResumo
O objetivo deste artigo é tecer uma reflexão acerca dos laços transferenciais entre professores e alunos na relação pedagógica em momento de quarentena causada pela pandemia COVID-19. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica no campo da psicanálise e educação em que foram consultados autores como Freud, Lajonquière, Kupfer, Tardif, Nóvoa, Santos entre outros. Utilizamo-nos de alguns construtos freudianos como, inconsciente, transferência e desejo de saber. Defendemos a ideia de que o processo educativo está fundado no laço que envolve professor e aluno. Ao final deste trabalho, pudemos significar que esses enlaces ocorrem fundamentalmente no campo da linguagem e são a base que sustenta o ato educativo mesmo este não acontecendo em sala de aula. Nesse sentido, julgamos que o tema aqui proposto carrega em si grande importância para os estudos em educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Janaína dos Reis Rosado, Marcos Paulo Lopes Pessoa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.