PERCEPÇÃO DA AUTENTICIDADE DE INFLUENCIADORES DIGITAIS NA PROMOÇÃO DE PRODUTOS CAPILARES

Autores

  • Carla Ysabel Ramos Urrea
  • Danylo Augusto Armelin

Palavras-chave:

Influenciadores Digitais, Autenticidade, Produtos para Cabelo, Percepção do Consumidor Brasileiro, Transparência

Resumo

Em um mundo saturado de promoções e recomendações, os consumidores buscam cada vez mais uma conexão genuína com os influenciadores que seguem. Essa necessidade de autenticidade reflete uma mudança nas expectativas sociais em relação ao relacionamento com as marcas e produtos que consomem. Para os consumidores, as recomendações de influenciadores podem ser percebidas como uma extensão de seu estilo de vida e valores, gerando uma necessidade de conexão mais profunda. Para os influenciadores, a autenticidade se torna um ativo fundamental, pois sua credibilidade depende da consistência e sinceridade com os produtos que promovem. As marcas, por sua vez, devem entender como a autenticidade dos influenciadores impacta as decisões de compra, o que é essencial para o desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes. Este estudo explora como os consumidores brasileiros percebem a autenticidade dos influenciadores digitais na promoção de produtos para cabelo. Para facilitar esta pesquisa, um questionário quantitativo foi aplicado a um grupo de participantes. Um total de 157 respostas válidas foram coletadas e submetidas à análise estatística descritiva. Os resultados sugerem que os consumidores tendem a valorizar influenciadores cuja imagem e recomendações se alinham com seus valores e estilo de vida. A autenticidade percebida pode aumentar quando os influenciadores demonstram uso genuíno do produto. No entanto, promover produtos de marcas diferentes ou a falta de consistência entre o influenciador e o produto pode diminuir essa percepção.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.029-107

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Urrea, C. Y. R. ., & Armelin, D. A. . (2025). PERCEPÇÃO DA AUTENTICIDADE DE INFLUENCIADORES DIGITAIS NA PROMOÇÃO DE PRODUTOS CAPILARES. Seven Editora, 1974-2007. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8208