UM DIÁLOGO ENTRE A ETNOMATEMATICA E A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS NO ENSINO DE ÀLGEBRA
Palavras-chave:
Etnomatemática, Resolução de Problemas, Ensino da ÁlgebraResumo
Este trabalho tem como objetivo, relatar uma vivencia ocorrida na disciplina de Fundamentos da álgebra, ofertada no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGCEM). Fazendo um dialogo entre o uso da Resolução de Problemas e a Etnomatemática como uma proposta metodológica para o Ensino de Álgebra. O trabalho se apresenta incialmente com uma breve contextualização realizando um diálogo entre a Resolução de Problemas e a Etnomatemática, em seguida apresentaremos um breve recorte histórico sobre a Etnomatematica e a Resolução de Situação Problemas no Ensino de Matemática. Em continuidade ao trabalho, segue com um relato de uma vivencia ocorrida na disciplina de Fundamentos da Álgebra, em que foi proposto desafios matemáticos com o objetivo de se trabalhar em sala de aula uma aprendizagem cooperativa entre a Resolução de Problemas e a Etnomatemica, objetivando levar ao aluno a uma aprendizagem significativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Geane de Souza Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
 
						 
							