AS MÍDIAS DIGITAS E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • William Conceição
  • Marcelo Morandini

Palavras-chave:

Inclusão, Mídias Digitais, Visão, Deficiência

Resumo

Este paper explora a importância da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na inclusão de alunos com baixa visão e cegos no âmbito escolar. O aumento da utilização dos recursos visuais nas tecnologias digitais representa um desafio para esses alunos, mas a utilização adequada de ferramentas como a Audiodescrição (AD) e tecnologia assistiva pode transformar a experiência educacional, promovendo um acesso mais equitativo ao conteúdo. A AD, ao converter informações visuais em descrições verbais, permite que os discentes com deficiência visual acessem materiais que de outra forma seriam inacessíveis. Ao adotar essas tecnologias e práticas inclusivas, a escola pode superar barreiras visuais e criar um ambiente colaborativo e acessível para todos os estudantes. A escola desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão e no respeito às diferenças, sendo um espaço privilegiado para a discussão de direitos humanos e diversidade. A integração das TIC e de recursos adaptativos não apenas atende às diretrizes legais de inclusão, mas também contribui para uma educação mais justa e eficaz. O compromisso com a inovação e a adaptação das práticas pedagógicas é essencial para garantir que todos os discentes possam participar plenamente do processo educativo e desenvolver seu potencial. Com uma abordagem estratégica e inclusiva, as instituições de ensino podem avançar na criação de um futuro mais acessível e igualitário, refletindo o valor da diversidade e promovendo oportunidades iguais para todos os estudantes.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-003

Publicado

2025-10-16

Como Citar

Conceição, W. ., & Morandini, M. . (2025). AS MÍDIAS DIGITAS E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO. Seven Editora, 30-38. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8270