RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • William Conceição
  • Marcelo Morandini

Palavras-chave:

Multimídia, Educação, Storytelling, Podcast

Resumo

Este trabalho analisou a relevância do Storytelling e Podcast como recursos multimídia na educação contemporânea, destacando sua importância para promover o engajamento e a interação entre educadores e alunos. À luz das teorias socioculturais, especialmente o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky, a pesquisa enfatizou como as narrativas personalizadas podem facilitar a construção de conhecimento ao conectar conteúdos acadêmicos com experiências reais dos estudantes, despertando seu interesse e tornando o aprendizado mais significativo para sua formação pessoal e profissional. Além disso, o estudo ressaltou a necessidade de capacitação contínua para educadores, a fim de integrar eficazmente essas abordagens em suas práticas pedagógicas. As diretrizes propostas visam fomentar um ensino que valorize a criatividade, a colaboração e a empatia, preparando os alunos para os desafios do século XXI. Em suma, a implementação de estratégias baseadas em narrativas e multimídia não apenas enriquece a experiência de aprendizado, mas também contribui para uma educação mais inclusiva e adaptável às demandas da sociedade atual.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-004

Publicado

2025-10-16

Como Citar

Conceição, W. ., & Morandini, M. . (2025). RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA A EDUCAÇÃO. Seven Editora, 39-46. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8271