O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: DESAFIOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
Ensino Superior, Docência Universitária, Metodologia, Didática, TecnologiasResumo
Contemporaneamente o ensino superior brasileiro tem enfrentado múltiplos desafios que envolvem dimensões políticas, didáticas e metodológicas. A democratização ampliou o acesso, mas ainda convive com desigualdades, precarização da carreira docente e pressões de mercantilização do ensino. O objetivo desta pesquisa é analisar de que forma esses desafios impactam a prática docente universitária, discutindo limites e possibilidades para a consolidação de uma pedagogia universitária crítica e inovadora. A metodologia utilizada foi qualitativa e bibliográfica, fundamentada em autores clássicos e contemporâneos da pedagogia universitária e em documentos oficiais de políticas públicas para o ensino superior. Como resultados, a pesquisa evidenciou que a docência universitária tem se reconfigurado diante da expansão institucional, das políticas de inclusão, da necessidade de inovação pedagógica e do uso crescente das tecnologias digitais e da inteligência artificial. Constatou-se que persistem lacunas na formação pedagógica dos docentes, que ainda carece de institucionalização. Ao mesmo tempo, identificaram-se experiências e propostas metodológicas capazes de potencializar práticas mais críticas, dialógicas e socialmente comprometidas. Conclui-se que o fortalecimento da pedagogia universitária depende da valorização docente, do investimento em condições institucionais e da integração crítica das tecnologias digitais. A pesquisa aponta que, apesar das dificuldades, existem possibilidades concretas de transformação que podem consolidar uma universidade mais inclusiva, inovadora e socialmente referenciada.
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