AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)

Autores

  • Lucas da Silva Souza

Palavras-chave:

Programas Pós-graduação, Avaliação, Stricto Sensu, Qualis

Resumo

O estudo analisou os programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), considerando a oferta institucional e os conceitos atribuídos pela CAPES no período de 2017 a 2020. A pesquisa buscou responder: Quais são os programas de pós-graduação stricto sensu ativos ofertados pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e como esses programas têm sido avaliados pela CAPES ao longo do período 2017-2020? Adotou-se abordagem qualitativa, com caráter descritivo e natureza básica, fundamentada em procedimentos bibliográficos e documentais. O método empregado foi dedutivo para interpretar dados institucionais e relatórios oficiais.
Os resultados indicaram a existência de 31 programas de pós-graduação stricto sensu, com conceitos variando entre 3 e 5, incluindo cursos próprios da UNIR e em parceria com instituições associadas. Observou-se que a universidade desempenha papel crucial na interiorização da educação superior no estado, ainda que haja concentração dos programas, especialmente de doutorado, no campus de Porto Velho. A avaliação da CAPES revelou conceitos satisfatórios, evidenciando o compromisso institucional com a qualidade acadêmica. As parcerias interinstitucionais surgem como estratégias importantes para ampliar a oferta e integrar saberes, porém desafios permanecem quanto à descentralização, fixação de pesquisadores e incentivo à pesquisa aplicada.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-011

Publicado

2025-10-29

Como Citar

Souza, L. da S. (2025). AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR). Seven Editora, 138-152. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8353