BULLYING E A EXCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO ESCOLAR À LUZ DA LITERATURA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação, Bullying Escolar, Exclusão/Inclusão Social, Políticas Públicas, Dupla ExcepcionalidadeResumo
O presente trabalho discute a relação entre bullying e exclusão social de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no Ensino Fundamental II, a partir de uma análise crítica da literatura científica e das políticas públicas educacionais brasileiras. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, baseou-se em uma revisão bibliográfica sistemática e análise documental, contemplando artigos científicos, diretrizes legais e dados do Censo Escolar de 2021 a 2024. Os resultados apontam que, apesar dos avanços normativos, há um distanciamento entre a legislação e a prática escolar, sobretudo no que se refere à identificação precoce e ao atendimento adequado de estudantes com AH/SD. A análise revela uma subidentificação crônica desses alunos e que o bullying, somado à falta de políticas efetivas de inclusão, contribui para a invisibilidade e o subaproveitamento do potencial desses alunos. Discute-se ainda a dupla excepcionalidade e a interseccionalidade como fatores agravantes.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-013
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.