EMPODERANDO AS CIÊNCIAS EXATAS: UMA EXPERIÊNCIA IMERSIVA PARA DESTACAR O PROTAGONISMOS DAS MULHERES NA MATEMÁTICA

Autores

  • José Gustavo Lima Ferreira
  • Kaike dos Santos Lopes
  • Silmara Mikaelly Souza Brito
  • Tiago Emanoel Melo Pereira

Palavras-chave:

Mulheres na Matemática, Ensino de Matemática, Ensino Inovador, STEM

Resumo

O escrito descreve a experiência de sucesso da Feira de Conhecimentos 2024 na Escola Técnica Estadual Clóvis Nogueira Alves (ETECNA), que abordou o tema, Mulheres na Ciência, com foco específico na sub-representação feminina nas áreas de Ciências Exatas, neste caso a Robótica, Física, Matemática e a Estatística, buscando resgatar figuras históricas muitas vezes invisibilizadas, como Hipátia de Alexandria, Sophie Germain, Marília Chaves Peixoto e Elza Gomide, além de conectar suas trajetórias à realidade contemporânea por meio de uma abordagem criativa. Para manter a atenção do público alvo do evento, que são principalmente os alunos do 9º do ensino fundamental, a exposição foi estruturada em uma narrativa de ficção científica, com viagens temporais, encenações teatrais, jogos, robôs e recursos audiovisuais, onde a experiência imersiva trouxe ciência e cultura pop para o mesmo palco, tornando o aprendizado mais lúdico e acessível. A preparação dos produtos educacionais e o desenvolvimento das atividades foi realizado por grupos de alunos separados em diferentes eixos temáticos, História da Matemática no Brasil, História da Matemática no Mundo, Estatística/Probabilidade e Robótica, resultando por meio destes um impacto positivo em duas frentes, com o aprimoramento das habilidades interpessoais e acadêmicas dos alunos participantes, como na oralidade e no trabalho em equipe e o sucesso em despertar o interesse e a conscientização dos visitantes sobre a importância da diversidade e das contribuições femininas nas áreas STEM. A conclusão reforça o potencial transformador de métodos educativos não instrumentalizados e inovadores, que utilizam a interatividade e a criatividade para promover o conhecimento científico e a reflexão social, garantindo que até uma área rodeada de preconceitos como a matemática possa ser palatável e interessante para todos os públicos, facilitando o aprendizado e possibilitando discussões sobre o assunto. 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-016

Publicado

2025-11-02

Como Citar

Ferreira, J. G. L., Lopes, K. dos S., Brito, S. M. S., & Pereira, T. E. M. (2025). EMPODERANDO AS CIÊNCIAS EXATAS: UMA EXPERIÊNCIA IMERSIVA PARA DESTACAR O PROTAGONISMOS DAS MULHERES NA MATEMÁTICA. Seven Editora, 220-232. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8371