DOPING COGNITIVO EM ESTUDANTES DE MEDICINA: IMPACTOS NA CONCENTRAÇÃO E DESEMPENHO ACADÊMICO

Autores

  • Maria Júlia D. Duarte
  • Mayara D. T. Silva
  • Leandro Vairo

Palavras-chave:

Estimulantes do Sistema Nervoso Central, Metilfenidato, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias

Resumo

Introdução: O uso de psicoestimulantes por estudantes de medicina tem ganhado atenção devido às pressões acadêmicas e à busca por melhor desempenho cognitivo. Estudos indicam prevalências variáveis e potenciais riscos à saúde, mas faltam sínteses abrangentes sobre seu impacto real.

Objetivo: Avaliar o impacto do doping cognitivo no desempenho acadêmico e na saúde mental dos estudantes de medicina.

Método: Revisão integrativa utilizando 16 artigos científicos (2015–2025), selecionados por abordarem padrões de uso, motivações e consequências do consumo de psicoestimulantes em estudantes de medicina de diversos países.

Resultados: A prevalência variou de 2,9% (metilfenidato não prescrito) a 57,4% (incluindo cafeína e energéticos). As principais motivações para o uso foram: melhora da concentração, redução do sono e pressão acadêmica. No entanto, nem sempre há melhora objetiva, pois se constatou médias de notas menores entre usuários: 7,92 vs. 8,80 em não usuários. Também se verificou a presença de efeitos adversos (taquicardia, insônia), agravamento de ansiedade/depressão e uso combinado com álcool.

Conclusão: O uso de psicoestimulantes não melhora o desempenho acadêmico de forma consistente, mas apresenta riscos significativos. Estratégias como gestão do sono, suporte psicológico e revisão curricular são alternativas urgentes para reduzir a dependência dessas substâncias.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.037-015

Publicado

2025-11-03

Como Citar

Duarte, M. J. D., Silva, M. D. T., & Vairo, L. (2025). DOPING COGNITIVO EM ESTUDANTES DE MEDICINA: IMPACTOS NA CONCENTRAÇÃO E DESEMPENHO ACADÊMICO. Seven Editora, 211-228. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8399