ENTRE SENOS E COSSENOS: UMA RADIOGRAFIA DAS ADMISSÕES UNIVERSITÁRIAS
Palavras-chave:
Trigonometria, Diagnóstico, Ensino Superior, EngenhariaResumo
O objetivo deste estudo é descrever o conhecimento prévio de trigonometria entre alunos que ingressam no ensino superior em ciências básicas e engenharia. Um teste diagnóstico foi administrado a 21 alunos da Universidade Autônoma de Nayarit, usando um instrumento de 10 itens que avaliou conceitos fundamentais: radianos, conversão de unidades angulares, razões trigonométricas, funções trigonométricas, teorema de Pitágoras e identidades trigonométricas. Os resultados revelam deficiências significativas no domínio do conteúdo trigonométrico essencial para o desempenho acadêmico em ciências exatas e carreiras de engenharia. A porcentagem média de respostas corretas foi de 48,6%, com fraqueza particular na conversão de graus para radianos (38,1% corretos), razões trigonométricas aplicadas (38,1%), funções trigonométricas (38,1%) e teorema de Pitágoras (38,1%). Essas descobertas destacam a necessidade de implementar estratégias de nivelamento acadêmico que fortaleçam as habilidades matemáticas básicas antes do início dos cursos de nível superior, garantindo assim melhores trajetórias acadêmicas e reduzindo as taxas de reprovação e evasão.
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