GESTÃO ESCOLAR COM FOCO NOS RESULTADOS: AÇÕES DE REGULAÇÃO E CONTROLE EM ESCOLAS PÚBLICAS
Palavras-chave:
Gestão por Resultados, Neoliberalismo, EducaçãoResumo
Esse estudo teve como objetivo geral discutir os impactos da política de gestão de resultados na melhoria do desempenho de estudantes e na qualidade do ensino oferecido, com base em uma revisão bibliográfica, que se justifica pela interpretação e análise de uma fundamentação teórica, realizada nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e na biblioteca virtual Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), que foram publicados no período de 2015 a 2025. Quanto aos impactos da política de gestão de resultados na melhoria do desempenho dos alunos e na qualidade do ensino oferecido é de suma importância porque está pautada na lógica de mercado ao empreender meios necessários e adequados para a efetivação de uma gestão empresarial alicerçada na teoria do capital humano com resultados quantitativos em detrimento de resultados qualitativos. Conclui-se que o modelo de gestão por resultado empreende pelo modelo gerencialista na elaboração de metas e estratégias que prevê o alcance de resultados com a propagação do modelo empresarial que valoriza somente os aspectos quantitativos que privilegiam os produtos e os resultados medidos em avaliações de larga escala padronizadas.
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