DO CURRÍCULO MÍNIMO AO PPC: A TRAJETÓRIA DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNB
Palavras-chave:
Biblioteconomia, Projeto Pedagógico do Curso, Currículo, Universidade de Brasília, Educação SuperiorResumo
Este artigo apresenta uma análise histórica do processo de elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). Com base em uma abordagem qualitativa e descritiva, foram examinadas fontes documentais, incluindo legislação, resoluções e literatura especializada. O estudo evidencia que, apesar da obrigatoriedade do PPC desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 e das diretrizes curriculares estabelecidas em 2002, o curso de Biblioteconomia da UnB somente iniciou seu processo de formulação em 2019. Foram identificados momentos de inovação e estagnação ao longo da evolução curricular, destacando-se desafios na preservação da memória institucional e na sistematização das informações históricas do curso. Conclui-se que o registro histórico desse processo é essencial para futuras reformulações curriculares e para a consolidação da identidade acadêmica do curso.
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