INDICADOR DE PONTO CRÍTICO DE SINISTRO COM MORTE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A REDUÇÃO DE ÓBITOS NO TRÂNSITO
Palavras-chave:
Segurança Viária, Pontos Críticos, Indicadores de Desempenho, Políticas Públicas, Sistemas SegurosResumo
Apesar dos avanços em pesquisas sobre segurança viária, persistem lacunas na mensuração e no monitoramento dos fatores que determinam os sinistros graves. Este estudo propõe o Indicador de Ponto Crítico de Sinistro de Trânsito com Óbito (IPCO), instrumento destinado a identificar e priorizar segmentos rodoviários com maior concentração de mortes. Foram analisados 2,1 milhões de registros de sinistros ocorridos entre 2007 e 2024 em rodovias federais brasileiras, envolvendo 4,7 milhões de pessoas e resultando em 121.661 óbitos. O estudo também comparou tendências em três grupos de países — nove de maior extensão territorial, nove sul-americanos e 22 europeus — identificando aumento das fatalidades a partir de 2019 e divergências conceituais sobre “ponto crítico” entre instituições nacionais e internacionais. Os resultados evidenciam padrões espaciais e causais distintos que demandam abordagens específicas de engenharia e gestão pública. O IPCO é apresentado como ferramenta de apoio à decisão para otimizar investimentos, direcionar intervenções localizadas e contribuir para o alcance da meta da ONU e do PNATRANS de reduzir em 50% as mortes no trânsito até 2030.
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