INDICADOR DE PONTO CRÍTICO DE SINISTRO COM MORTE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A REDUÇÃO DE ÓBITOS NO TRÂNSITO

Autores

  • Djairlon Henrique Moura

Palavras-chave:

Segurança Viária, Pontos Críticos, Indicadores de Desempenho, Políticas Públicas, Sistemas Seguros

Resumo

Apesar dos avanços em pesquisas sobre segurança viária, persistem lacunas na mensuração e no monitoramento dos fatores que determinam os sinistros graves. Este estudo propõe o Indicador de Ponto Crítico de Sinistro de Trânsito com Óbito (IPCO), instrumento destinado a identificar e priorizar segmentos rodoviários com maior concentração de mortes. Foram analisados 2,1 milhões de registros de sinistros ocorridos entre 2007 e 2024 em rodovias federais brasileiras, envolvendo 4,7 milhões de pessoas e resultando em 121.661 óbitos. O estudo também comparou tendências em três grupos de países — nove de maior extensão territorial, nove sul-americanos e 22 europeus — identificando aumento das fatalidades a partir de 2019 e divergências conceituais sobre “ponto crítico” entre instituições nacionais e internacionais. Os resultados evidenciam padrões espaciais e causais distintos que demandam abordagens específicas de engenharia e gestão pública. O IPCO é apresentado como ferramenta de apoio à decisão para otimizar investimentos, direcionar intervenções localizadas e contribuir para o alcance da meta da ONU e do PNATRANS de reduzir em 50% as mortes no trânsito até 2030.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.036-040

Publicado

2025-11-12

Como Citar

Moura, D. H. (2025). INDICADOR DE PONTO CRÍTICO DE SINISTRO COM MORTE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A REDUÇÃO DE ÓBITOS NO TRÂNSITO. Seven Editora, 809-832. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8453