A NARRATIVA DE UMA PROFESSORA NA ESCOLA NORMAL
Palavras-chave:
Educação, Formação, Especialização, Ensino, ProfissãoResumo
O ensino representa um empreendimento complexo, ético, emocional e intelectual, no qual o professor não apenas transmite conhecimento, mas também molda indivíduos capazes de transformar seu ambiente. O professor é um agente essencial na motivação, autoestima e desenvolvimento integral dos alunos; seu papel torna-se crucial no reconhecimento das diferenças individuais e na promoção da educação inclusiva. Nesse sentido, a narrativa da formação inicial de professores constitui um processo de desenvolvimento pessoal e profissional enriquecido por experiências, reflexões e valores adquiridos ano após ano de prática docente. Este trabalho reflete sobre a trajetória de um professor de educação especial, Luis Antonio Rabadán Miranda, cuja vocação foi forjada entre a dúvida inicial e a certeza subsequente de ter escolhido o caminho certo. Por meio de sua experiência no Centro Regional de Formação de Professores do Estado de Guerrero e de sua atuação em uma Unidade de Apoio à Educação Regular (USAER), seu primeiro local de trabalho, são destacados os desafios e as lições aprendidas no apoio a alunos com deficiência e alunos que enfrentam barreiras à aprendizagem e à participação (BLP). Neste contexto, o ensino é entendido não apenas como instrução, mas como acompanhamento, inspiração e transformação, reafirmando que o verdadeiro ensino se constrói na prática diária e no compromisso permanente com a diversidade e a justiça educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.