INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DA INCLUSÃO SOCIAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A APRENDIZAGEM SUSTENTÁVEL
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Inclusão Social, ODS, BNCC, Escolas PúblicasResumo
A integração da Educação Ambiental na educação básica é vital para o desenvolvimento de uma cidadania crítica e orientada para a sustentabilidade. Abordagens ativas e interdisciplinares promovem a inclusão e a alfabetização ambiental, embora a limitação de recursos e a formação de professores continuem sendo desafios cruciais. Assim, este estudo visa analisar como a educação ambiental e a inclusão social são integradas à educação básica, identificando estratégias globais, abordagens nacionais e desafios para alcançar uma aprendizagem sustentável e inclusiva por meio de uma revisão integrativa da literatura. Uma revisão integrativa da literatura foi conduzida utilizando as bases de dados SciELO, CAPES e documentos oficiais da ONU, UNESCO, MEC, BNCC e CNE. Estudos publicados entre 2000 e 2025 foram analisados, com foco em discussões recentes sobre educação ambiental, inclusão social e os ODS. Abordagens críticas e interdisciplinares orientaram a seleção, permitindo a identificação de tendências teóricas e desafios na integração da Educação Ambiental na educação básica. Os resultados mostram que a integração da Educação Ambiental com a Educação Inclusiva é essencial para fortalecer escolas públicas democráticas e orientadas para a sustentabilidade. Práticas interdisciplinares, tecnologias acessíveis e parcerias entre escolas, comunidades e políticas públicas promovem uma aprendizagem significativa e a cidadania socioambiental. No entanto, o progresso nessa integração depende da formação contínua de professores, do apoio institucional e da inclusão efetiva de temas ambientais nos currículos escolares. Recomenda-se o reforço de políticas educacionais alinhadas aos ODS para consolidar um sistema de educação básica sustentável, equitativo e transformador.
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