O JOGO DO PODER NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS

Autores

  • Antonio Francisco Jacaúna Neto
  • Amanda Patriarca
  • Cícero Batista dos Santos Lima
  • Cleide Pires Machado
  • Giselle Alves Dias de Sousa
  • Luiza Helena Barreira Machado

Palavras-chave:

Política Educação Especial, Inclusão, Formação de Professores

Resumo

A publicação de inúmeras legislações pelo Governo Brasileiro, nas últimas décadas, referente à inclusão,  evidencia o persistente jogo de disputa política e epistemológica sobre a educação especial no Brasil, bem como a materialização de suas convicções na formação de professores e profissionais do AEE. Este artigo faz uma revisão dos discursos legislativos, das últimas décadas, objetivando explicitar o jogo político em que a educação especial se encontra. Tendo como metodologia a Análise do Discurso Foucaultiano e as influências do Ciclo de Política de Ball é feito aqui, um confronto entre as diferentes legislações, especialmente os dois últimos decretos na área (10.502 de 2020 e 12.686 de 2025) que abordam a temática e suas variantes, como por exemplo: a formação dos profissionais que atuam na área. O resultado que se percebe, explicita muitos limites e alguns avanços desse jogo político que deve ser em prol da inclusão das pessoas com deficiência.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-034

Publicado

2025-11-18

Como Citar

Jacaúna Neto, A. F., Patriarca, A., Lima, C. B. dos S., Machado, C. P., de Sousa, G. A. D., & Machado, L. H. B. (2025). O JOGO DO PODER NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. Seven Editora, 562-580. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8522