O JOGO DO PODER NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS
Palavras-chave:
Política Educação Especial, Inclusão, Formação de ProfessoresResumo
A publicação de inúmeras legislações pelo Governo Brasileiro, nas últimas décadas, referente à inclusão, evidencia o persistente jogo de disputa política e epistemológica sobre a educação especial no Brasil, bem como a materialização de suas convicções na formação de professores e profissionais do AEE. Este artigo faz uma revisão dos discursos legislativos, das últimas décadas, objetivando explicitar o jogo político em que a educação especial se encontra. Tendo como metodologia a Análise do Discurso Foucaultiano e as influências do Ciclo de Política de Ball é feito aqui, um confronto entre as diferentes legislações, especialmente os dois últimos decretos na área (10.502 de 2020 e 12.686 de 2025) que abordam a temática e suas variantes, como por exemplo: a formação dos profissionais que atuam na área. O resultado que se percebe, explicita muitos limites e alguns avanços desse jogo político que deve ser em prol da inclusão das pessoas com deficiência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.