MONITORIA ENTRE PARES: UM RECURSO PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Autores

  • Lucas Andrey Rodrigues
  • Jonatas Cavalcante Ribeiro
  • Thaize Soares Oliveira

Palavras-chave:

Monitoria Entre Pares, Aprendizagem Colaborativa, Educação Básica, Equidade, Protagonismo Estudantil

Resumo

O presente texto descreve uma experiência pedagógica de monitoria entre pares implementada no Ensino Fundamental II da Escola SESI Dourados. Trata-se de um estudo de caso que evidencia como a interação entre colegas pode potencializar a aprendizagem colaborativa, o protagonismo estudantil e a equidade. A metodologia consiste na formação de duplas entre estudantes com maior domínio dos conteúdos e colegas com dificuldades, nomeados respectivamente de "anjos" e "mortais". A experiência revelou melhora no desempenho acadêmico, especialmente nas atividades formativas, e redução das diferenças de status entre os alunos. As conclusões reforçam a importância da mediação docente e da valorização de múltiplas inteligências para promover ambientes de aprendizagem mais democráticos e eficazes.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-035

Publicado

2025-11-18

Como Citar

Rodrigues, L. A., Ribeiro, J. C., & Oliveira, T. S. (2025). MONITORIA ENTRE PARES: UM RECURSO PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Seven Editora, 581-587. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8523