MONITORIA ENTRE PARES: UM RECURSO PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Palavras-chave:
Monitoria Entre Pares, Aprendizagem Colaborativa, Educação Básica, Equidade, Protagonismo EstudantilResumo
O presente texto descreve uma experiência pedagógica de monitoria entre pares implementada no Ensino Fundamental II da Escola SESI Dourados. Trata-se de um estudo de caso que evidencia como a interação entre colegas pode potencializar a aprendizagem colaborativa, o protagonismo estudantil e a equidade. A metodologia consiste na formação de duplas entre estudantes com maior domínio dos conteúdos e colegas com dificuldades, nomeados respectivamente de "anjos" e "mortais". A experiência revelou melhora no desempenho acadêmico, especialmente nas atividades formativas, e redução das diferenças de status entre os alunos. As conclusões reforçam a importância da mediação docente e da valorização de múltiplas inteligências para promover ambientes de aprendizagem mais democráticos e eficazes.
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