TRABALHO DE FORÇA COM ADOLESCENTES NO ENSINO SECUNDÁRIO OBRIGATÓRIO: UM GUIA DIDÁTICO-METODOLÓGICO BASEADO EM EVIDÊNCIAS

Autores

  • Javier González
  • Iker Sáez
  • Xabier Río

Palavras-chave:

Educação Física, Treino de Força, Metodologia Didática, Educação Formal, Ensino Secundário Obrigatório, Capacidade de Força

Resumo

Este artigo desenvolve um guia didático-metodológico, baseado em evidências e orientado para o contexto real da sala de aula, para planear, implementar e avaliar o trabalho de força na Educação Física durante o Ensino Secundário Obrigatório. Através de uma síntese crítica de estudos sobre o treino de força em jovens, são mapeados os elementos curriculares e operacionalizados os princípios do treino de força em decisões didáticas concretas. A proposta integra diferentes abordagens metodológicas, estratégias de gestão, organização e controlo. São descritos modelos de implementação compatíveis com o horário escolar e um conjunto de recursos e instrumentos para a avaliação. Os resultados sugerem que o trabalho de força com adolescentes na Educação Física é pertinente e seguro quando planeado com rigor, supervisionado e avaliado com evidências válidas. O guia oferece um quadro operacional e transferível para departamentos e professores, orientado para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e potenciar a competência motora e a saúde dos alunos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-037

Publicado

2025-11-18

Como Citar

González, J., Sáez, I., & Río, X. (2025). TRABALHO DE FORÇA COM ADOLESCENTES NO ENSINO SECUNDÁRIO OBRIGATÓRIO: UM GUIA DIDÁTICO-METODOLÓGICO BASEADO EM EVIDÊNCIAS. Seven Editora, 608-637. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8525