TRABALHO DE FORÇA COM ADOLESCENTES NO ENSINO SECUNDÁRIO OBRIGATÓRIO: UM GUIA DIDÁTICO-METODOLÓGICO BASEADO EM EVIDÊNCIAS
Palavras-chave:
Educação Física, Treino de Força, Metodologia Didática, Educação Formal, Ensino Secundário Obrigatório, Capacidade de ForçaResumo
Este artigo desenvolve um guia didático-metodológico, baseado em evidências e orientado para o contexto real da sala de aula, para planear, implementar e avaliar o trabalho de força na Educação Física durante o Ensino Secundário Obrigatório. Através de uma síntese crítica de estudos sobre o treino de força em jovens, são mapeados os elementos curriculares e operacionalizados os princípios do treino de força em decisões didáticas concretas. A proposta integra diferentes abordagens metodológicas, estratégias de gestão, organização e controlo. São descritos modelos de implementação compatíveis com o horário escolar e um conjunto de recursos e instrumentos para a avaliação. Os resultados sugerem que o trabalho de força com adolescentes na Educação Física é pertinente e seguro quando planeado com rigor, supervisionado e avaliado com evidências válidas. O guia oferece um quadro operacional e transferível para departamentos e professores, orientado para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e potenciar a competência motora e a saúde dos alunos.
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