TRANSFORMAÇÃO EMPRESARIAL: O PAPEL ESTRATÉGICO DO RADAR DE INOVAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Allan Elias da Silva
  • Guilherme Moreira de Sousa

Palavras-chave:

SEBRAE, ALI Produtividade, Micro e Pequenas Empresas (MPE’s), Radar de Inovação, Inovação

Resumo

O Programa ALI Produtividade, do SEBRAE, destaca-se como uma iniciativa estratégica visando fortalecer a inovação e competitividade das micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil. Este artigo focaliza a análise da eficácia do Radar de Inovação, ferramenta central do programa, na transformação produtiva das MPEs assistidas pelos Agentes Locais de Inovação (ALIs). Originado no MIT e adaptado pelo SEBRAE, o Radar é um diagnóstico abrangente que aborda desde controles gerenciais até práticas inovadoras, proporcionando uma visão completa do ambiente empresarial. Ao explorar a aplicação do Radar no ciclo 1 do ALI Produtividade, a pesquisa visa compreender a importância dessa ferramenta na avaliação final de faturamento, custos e produtividade. Empresas que priorizaram áreas deficitárias, como ESG e Controles Gerenciais, alcançaram sucesso na maximização da produtividade. Contudo, algumas empresas enfrentaram desafios ao não correlacionar adequadamente deficiências identificadas pelo Radar e prioridades de ação. Análises de empresas com resultados negativos destacaram uma desconexão entre deficiências apontadas pelo Radar e as prioridades escolhidas pelas empresas, enfatizando a necessidade de conscientização sobre práticas essenciais para a produtividade. O sucesso do ALI Produtividade não depende apenas da qualidade da ferramenta, mas também da compreensão e comprometimento das empresas atendidas. Em síntese, o programa, combinado ao eficaz uso do Radar, pode catalisar a transformação positiva das MPEs, contanto que haja uma parceria ativa entre ALIs e empresas para a implementação efetiva de planos de ação.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.036-058

Publicado

2025-11-19

Como Citar

da Silva, A. E., & de Sousa, G. M. (2025). TRANSFORMAÇÃO EMPRESARIAL: O PAPEL ESTRATÉGICO DO RADAR DE INOVAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Seven Editora, 1133-1146. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8545