CONTRIBUIÇÕES DO REXLAB/UFSC PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO (INTECEDU)
Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Cultura Maker, Educação Maker, REXLAB/UFSC, Inovação EducacionalResumo
A cultura maker, com foco na aprendizagem prática e colaborativa, tem se destacado na educação. No entanto, ainda há desafios para sua implementação na educação básica. O Laboratório de Experimentação Remota (REXLAB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se destaca por seus esforços na promoção da cultura maker na educação básica, por meio do Programa de Integração de Tecnologia na Educação (INTECEDU). Com o objetivo de analisar como o REXLAB/UFSC promove a cultura maker na educação básica por meio do programa INTECEDU, este estudo utilizou uma abordagem qualitativa. Os procedimentos de coleta de dados adotados foram entrevistas com oito informantes, incluindo membros do REXLAB/UFSC e uma visita ao makerspace do Laboratório de Experimentação. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise Temática de Braun e Clarke, buscando identificar padrões de significado dentro do conjunto de dados. Os resultados indicam que o REXLAB/UFSC tem sido fundamental na criação de recursos e metodologias inovadoras, promovendo a integração da tecnologia na educação. A pesquisa destaca o papel do REXLAB/UFSC na formação de professores, desenvolvimento de materiais e criação de espaços de colaboração para a implementação da cultura maker em escolas. As descobertas apontam para a necessidade de políticas públicas eficazes para a implementação da cultura maker na educação básica brasileira.
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