CONTRIBUIÇÕES DO REXLAB/UFSC PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO (INTECEDU)

Autores

  • Fabiana Regina da Silva
  • Francisco Rogério de Carvalho
  • Gertrudes Aparecida Dandolini
  • João Artur de Souza
  • Zeina Rebouças Correa Thomé

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Cultura Maker, Educação Maker, REXLAB/UFSC, Inovação Educacional

Resumo

A cultura maker, com foco na aprendizagem prática e colaborativa, tem se destacado na educação. No entanto, ainda há desafios para sua implementação na educação básica. O Laboratório de Experimentação Remota (REXLAB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se destaca por seus esforços na promoção da cultura maker na educação básica, por meio do Programa de Integração de Tecnologia na Educação (INTECEDU). Com o objetivo de analisar como o REXLAB/UFSC promove a cultura maker na educação básica por meio do programa INTECEDU, este estudo utilizou uma abordagem qualitativa. Os procedimentos de coleta de dados adotados foram entrevistas com oito informantes, incluindo membros do REXLAB/UFSC e uma visita ao makerspace do Laboratório de Experimentação. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise Temática de Braun e Clarke, buscando identificar padrões de significado dentro do conjunto de dados. Os resultados indicam que o REXLAB/UFSC tem sido fundamental na criação de recursos e metodologias inovadoras, promovendo a integração da tecnologia na educação. A pesquisa destaca o papel do REXLAB/UFSC na formação de professores, desenvolvimento de materiais e criação de espaços de colaboração para a implementação da cultura maker em escolas. As descobertas apontam para a necessidade de políticas públicas eficazes para a implementação da cultura maker na educação básica brasileira.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-051

Publicado

2025-12-03

Como Citar

da Silva, F. R., de Carvalho, F. R., Dandolini, G. A., de Souza, J. A., & Thomé, Z. R. C. (2025). CONTRIBUIÇÕES DO REXLAB/UFSC PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO (INTECEDU). Seven Editora, 828-853. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8640