EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLETINDO O POTENCIAL PARA PROCESSOS EDUCACIONAIS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Danton de Oliveira Freitas
  • Emily Fabiane Silva Costa

Palavras-chave:

Educação Matemática, Processos Educacionais de Matemática, Tecnologias Digitais

Resumo

O avanço das tecnologias digitais, em diversos contextos da nossa sociedade, onde os sujeitos operam, influenciam e modificam as interações humanas relaciona-se diretamente às necessidades culturais, políticas e econômicas da humanidade. Os espaços/processos educacionais é um desses contextos em que essas tecnologias estão sendo inseridas e ampliando sua zona de popularização. Nesse contexto, propõe-se refletir sobre as contribuições possibilitadas pelas tecnologias digitais para processos educacionais de matemática na perspectiva de se considerar relevante compreender a importância da sua utilização dentro dos espaços escolares como ferramenta de apoio aos processos educacionais em matemática e o seu potencial que emerge a partir das práticas sociais. No entanto, não podemos depositar nessas ferramentas a solução completa para todos os processos educacionais em matemática porque pode não serem desenvolvidas para fins educacionais, mas, seu uso pode contribuir para aproximar a realidade social dos discentes a partir do momento que no planejamento didático-pedagógico oportunize situações que estimulem reflexões sobre temáticas relacionadas à sociedade, criatividade, autonomia, noções espaciais e a construção do conhecimento matemático.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-056

Publicado

2025-12-03

Como Citar

Freitas, D. de O., & Costa, E. F. S. (2025). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLETINDO O POTENCIAL PARA PROCESSOS EDUCACIONAIS DE MATEMÁTICA. Seven Editora, 899-914. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8646