EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLETINDO O POTENCIAL PARA PROCESSOS EDUCACIONAIS DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação Matemática, Processos Educacionais de Matemática, Tecnologias DigitaisResumo
O avanço das tecnologias digitais, em diversos contextos da nossa sociedade, onde os sujeitos operam, influenciam e modificam as interações humanas relaciona-se diretamente às necessidades culturais, políticas e econômicas da humanidade. Os espaços/processos educacionais é um desses contextos em que essas tecnologias estão sendo inseridas e ampliando sua zona de popularização. Nesse contexto, propõe-se refletir sobre as contribuições possibilitadas pelas tecnologias digitais para processos educacionais de matemática na perspectiva de se considerar relevante compreender a importância da sua utilização dentro dos espaços escolares como ferramenta de apoio aos processos educacionais em matemática e o seu potencial que emerge a partir das práticas sociais. No entanto, não podemos depositar nessas ferramentas a solução completa para todos os processos educacionais em matemática porque pode não serem desenvolvidas para fins educacionais, mas, seu uso pode contribuir para aproximar a realidade social dos discentes a partir do momento que no planejamento didático-pedagógico oportunize situações que estimulem reflexões sobre temáticas relacionadas à sociedade, criatividade, autonomia, noções espaciais e a construção do conhecimento matemático.
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