ARTICULAÇÃO ENTRE CURRÍCULO, METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: CAMINHOS PARA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Juciane Salgueiro de Mello Teske

Palavras-chave:

Currículo, Metodologias, Tecnologias

Resumo

O objetivo do presente artigo é investigar a relação entre currículos, metodologias e tecnologias digitais para aperfeiçoar a mediação pedagógica e a construção do conhecimento. Através de uma pesquisa bibliográfica, foram analisadas obras que abordam a inovação curricular e a utilização de tecnologias no contexto educacional, possibilitando identificar conceitos, entraves e oportunidades dessa relação na educação atual. A análise revelou que a junção desses elementos é crucial para a realização de uma educação mais dinâmica, inclusiva e alinhada as necessidades da sociedade do século XXI, enfatizando o valor da mediação pedagógica crítica e planejada dos professores. Também foram apontados entraves como a infraestrutura inadequada, poucas políticas que contribuem a inovação e oferecimento mínimo de formações continuadas para os professores. Assim, considera-se que a pesquisa possibilitou compreender como essa relação colabora para o aperfeiçoamento do fazer pedagógico, do avanço da aprendizagem, indicando também, a possibilidade para estudos futuros que aprofundem as práticas inovadoras em diferentes ambientes escolares, visando fortalecer uma educação mais eficaz e inclusiva.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-058

Publicado

2025-12-03

Como Citar

Teske, J. S. de M. (2025). ARTICULAÇÃO ENTRE CURRÍCULO, METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: CAMINHOS PARA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Seven Editora, 938-943. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8648